quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Ok Google: Aprendas os principais comandos e dicas de como utilizar

Você viu alguém na rua, de repente, do nada, falar pertinho do smartphone “Ok Google?”.
Deve ter pensado: “Ele pensa que está falando com o Google?” “Será que ele conhece alguém que se chama Google?”.Nada, disso, quer dizer, pode ser que a pessoa esteja maluca mesmo, mas na maioria das vezes o que a pessoa está fazendo é se dirigindo ao assistente do Google.
Sim, esse sistema se chama assistente do Google, mas com certeza não é uma pessoa, é uma inteligência artificial que é acionada quando se diz “Ok Google”.
Esse assistente pode ser acionado via texto ou por modo de voz, modo, não por coincidência, chamado Ok Google.
Em alguns aparelhos, o comando de ativação é “Ei, Google”.

O que é um assistente virtual?

Como o nome diz, é uma inteligência artificial que serve para auxiliar os usuários de Smartphone sobre as funcionalidades existentes no aparelho e para agilizar processos.
Podem ser acionados via texto ou por voz e executar comandos no celular de modo que o usuário não precise ficar navegando ou pesquisando para fazer esses comandos.
Imagine que você é um administrador de um negócio e contratou um assistente para adiantar alguns serviços não tão importantes, mas que merecem atenção e ocupam boa parte de seu tempo.
Essa é a ideia básica.
O assistente virtual do Google acompanha uma tendência seguida por outras empresas de tecnologia, como a Apple que tem a Siri, Microsoft com a sua Cortana e Amazon com a IA de nome Alexa.

Ok Google

Como dito acima, o Ok Google é o nome do modo de voz do assistente virtual. Nesse modo você se dirige diretamente a IA do Smartphone por comandos de voz.
São várias atividades que o recurso do comando de voz realiza (vamos esmiuçar cada uma delas mais abaixo).
Apenas explicando a mecânica, o modo voz precisa ser ativado nas configurações do celular e o software só passa a executar ações, captar áudio para fazer determinada ação ao se dizer Ok Google ou Ei, Google.
Para a função ser desativada, basta repetir novamente a frase usada para a ativação.
Para desativar totalmente a função voz, isto é, o celular não fazer qualquer tipo de ação mesmo após captar a frase “Ok Google” também é necessário mexer nas configurações do assistente.
É importante ter ciência disso, porque apesar do Ok Google fornecer muita praticidade no dia a dia, não deixa de ser alvo de polêmica.
A questão envolvendo o Ok Google sem dúvida é a privacidade.
Especulou-se – e ainda se especula – que o assistente virtual no modo Ok Google pode captar as conversas particulares dos usuários e usar as informações obtidas para sugerir coisas, como propagandas.
Prática no mínimo invasiva e que gera problemas de privacidade.
Isso não foi totalmente comprovado, mas alimentam-se muitas suspeitas.
Pelo sim e pelo não, muitos preferem configurar seus smartphones para poder usar o recurso de captação de voz apenas em situações específicas e desativá-lo em momentos, principalmente, que requerem maior privacidade.
É o que vamos ensinar a fazer a seguir.
Confira!
Ok Google: principais comandos e dicas de como utilizar

Como ativar e desativar o Ok Google.

O assistente do Google já vem instalado nas versões mais recentes do sistema Android, contudo, para ativá-lo junto com o comando de voz é necessário ir até as suas configurações.
Aperte o botão “Home” de seu celular e mantenha pressionado até aparecer uma mensagem de apresentação do assistente do Google.
No canto superior da tela, escolha a opção “explorar” e depois “Suas coisas”.
Escolha “Mais” e selecione “Configurações”.
No campo “Dispositivos”, selecione o seu Smartphone ou tablet.
Na sessão que abrir, ative o assistente do Google junto à função voz Ok Google.
Ao dizer a frase de ativação, a IA será acionada para captar seus comandos de voz e executar as tarefas solicitadas.
Para desativar a função, basta repetir a frase de ativação. Para desabilitar de todo o assistente do Google, repita o caminho de ativação, mas em vez de escolher as opções para ativar, escolha as que desativam o assistente.
Caso a sua versão do Android seja antiga e não tenha acesso as configurações da inteligência artificial por esse caminho, recomendamos que acesse o post que publicamos inteiramente dedicado a ativação e desativação do assistente virtual*, tanto em versões mais recentes do Android como nas mais antigas.
*NOTA REVISÃO: inserir link do texto anterior sobre o assunto.

Os recursos do Ok Google

Várias atividades podem ser feitas usando o recurso de voz Ok Google. Essas tarefas executadas se mostram muito úteis quando  se está no meio de uma atividade, como dirigir, e precisa usar o celular.
Outra situação que o Ok Google se mostra como um grande aliado na rotina dos usuários de Android se relaciona com a parte de gerenciamento de tarefas, agenda, marcar compromissos.
Veja os principais comandos do assistente Google na função voz.

Abrir aplicativos com o OK Google

Precisa abrir rápido um aplicativo ou quer que ele vá abrindo enquanto termina de executar uma tarefa que o impossibilita, de momento, de mexer no celular?
Basta falar o comando de voz “Abrir [nome do aplicativo]” e o assistente irá obedecer ao comando.

Fazer ligação

Com certeza tem sido cada vez mais raro, mas a inteligência artificial também faz ligações se você precisar. Diga “Ligue para [nome do contato]” e a IA faz a ligação sem precisar que toque no celular.

Mandar e-mail

Esqueceu de mandar um e-mail importante antes de cair na estrada? Sem problema, com o assistente ativado você pode emitir o comando “Mande um e-mail para [nome do contato]” e diga mensagem que gostaria de enviar.
O assistente irá transcrever o texto no corpo do e-mail e mandar para o contato indicado.

Mandar mensagem via aplicativos

O mesmo procedimento ocorre caso necessite enviar uma mensagem de texto via aplicativo ou SMS.
Ao dizer “Enviar mensagem para [nome de contato]” o assistente irá perguntar se pretende enviar via SMS ou aplicativo, como WhatsApp.
Diga a sua preferência e a mensagem que quer enviar.

Despertador

Você pode usar o Ok Google como um despertador.
Diga o comando “Desperte [em tantos minutos]” que o assistente irá se programar para emitir um alerta sonoro no tempo indicado.
Você também pode escolher a hora que pretende ser acordado.

Indicando endereço

Está perdido ou em dúvida de que rota pegar para chegar a um endereço? Fala “Me mostre o caminho para [endereço]” e o assistente usará os recursos de GPS e Google Maps para indicar uma rota de chegada.

Pesquisa

Precisa pesquisar sobre um assunto? Faça uma pergunta direta ao assistente que ele usará o enorme acerco de informações do Google para apresentar os melhores conteúdos a respeito.
Ainda existem outros recursos a se utilizar no Ok Google, mas os citados são os principais. Em outra oportunidade certamente aprofundaremos sobre os recursos menos conhecidos. 

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Saiba Como diminuir o consumo de dados no Smartphone com 7 super dicas

Se você não quer ou não tem como pagar por um plano de dados móveis ilimitado, cada upload ou download desnecessário pode acabar custando dinheiro. Reuni 7 dicas para ajudá-lo a diminuir o consumo de dados no smartphone. Confira!

7 boas dicas para diminuir o consumo de dados

1. Desative os dados móveis quando você tiver uma rede Wi-Fi ao seu alcance

Quando você estiver em uma área onde há redes Wi-Fi disponíveis, não há motivos para utilizar dados móveis. Você pode, por exemplo, desativar o uso de alguns apps quando estiver sem 3G ou 4G, especialmente aqueles que consomem mais dados.
O procedimento pode variar um pouco dependendo da sua versão do sistema operacional, mas, de modo geral, basta seguir esses passos:

iPhone (iOS)

  • Vá em “Ajustes”;
  • Depois, vá em “Celular”;
  • Desative, então, o botão “Dados celular” ou “Dados móveis”.

Smartphones Android

  • Vá em “Configurações”;
  • Depois, vá em “Uso de dados”;
  • Desative, então, a opção “Dados móveis”.

2. Procure fazer upload de fotos ou vídeos somente quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi

Diminuir o consumo de dados não é tão difícil quanto parece. Se o seu smartphone possui uma câmera de boa resolução, facilmente suas fotos poderão pesar, no mínimo, 10 MB cada. Um vídeo, por mais curto que seja, pode pesar 50 MB.
Se você tem o upload automático habilitado para o YouTube ou para um serviço de armazenamento em nuvem como o Dropbox, por exemplo, considere desabilitá-lo.
Estamos falando de uma enorme quantidade de dados que você está enviando, e como os uploads contabilizam no seu limite de dados móveis assim como os downloads, economizar aqui pode ser um grande passo.

3. Evite fazer stream de conteúdo

Se você faz stream de músicas ou filmes constantemente, seus dados móveis podem acabar em segundos. Assim, uma forma prática de diminuir o consumo de dados é evitando fazer stream de qualquer tipo de conteúdo quando você não estiver conectado a uma rede Wi-Fi.
Ouvir músicas a 320 kbps por uma hora no Spotify, por exemplo, pode consumir aproximadamente 130 MB. Já o streaming de um filme full HD na Netflix pode consumir 15 MB por minuto.
Se, mesmo assim, você precisar fazer stream de algum conteúdo quando estiver utilizando dados móveis, vale a pena prestar atenção em suas configurações de streaming.
Por exemplo, a menos que você tenha fones de ouvido absurdamente potentes, você pode trocar as músicas de 320 kbps para 160 kbps e não notará a diferença. Outra opção, é claro, é fazer stream de vídeos na menor qualidade possível.
Assim, você poderá diminuir o consumo de dados pela metade ou até ainda mais.

4. Use a função de economizar dados

Alguns aplicativos, como o Instagram e o Spotify, possuem uma opção chamada “economia de dados” ou algo parecido com isso. Dessa forma, é possível economizar bastante quando não se está conectado a uma rede Wi-Fi.
Isto porque, redes sociais e apps que carregam constantemente fotos, vídeos e músicas, bem como alguns jogos online, exigem muita conexão com a internet e, rapidamente, podem consumir seus dados 3G ou 4G.
Ao ativar essa função, o conteúdo navegado irá carregar mais lentamente, porém, vai ajudar na economia. Assim que você se conectar a uma rede Wi-Fi, os apps voltam a navegar normalmente.

5. Se você tem um bom armazenamento, aproveite o conteúdo de modo offline

Se espaço é o que não falta no seu smartphone, você pode usar apps como Netflix, Spotify e Deezer de modo offline. Para isso, basta baixar todo o conteúdo que deseja consumir via Wi-Fi e, depois, quando você estiver sem acesso a essa rede sem fio, poderá assistir músicas e ver vídeos de modo offline, ou seja, sem consumir sua franquia de dados.
A maioria dos apps de conteúdo de stream possui o chamado “modo offline” que, com certeza, ajuda a economizar dados. Por outro lado, consome o armazenamento do seu smartphone, seja interno (de fábrica) ou externo (cartão de memória). Então, fique atento para não “entupir” seu aparelho.
Principalmente os filmes, que consomem bastante espaço, merecem atenção. Então, depois de baixar o conteúdo via Wi-Fi e assistir, não se esqueça de remover do smartphone. Assim, você pode continuar baixando mais conteúdos para ver/ouvir quando não estiver conectado a uma rede sem fio.
Como diminuir o consumo de dados no smartphone

6. Controle seu consumo de dados

Uma das formas mais eficazes de diminuir o consumo de dados é justamente controlando esse consumo. Talvez você esteja se perguntando como fazer isso, não é mesmo? A solução é realmente simples.
Alguns aplicativos de operadora (como Oi, Tim e Claro) permitem consultar sua franquia a fim de verificar o quanto você já gastou. Ficar sempre de olho nesses números é uma maneira eficaz de que não consumir além da conta.
Porém, você não precisa ficar limitado aos apps de operadoras. Há muitos aplicativos, disponíveis tanto na Play Store como na App Store, que desempenham essa função. Alguns nomes que vale a pena conferir são o DataFlow (iOS), o 3G Watchdog (Android) e o My Data Manager (iOS e Android).
Faça o download de alguns apps e veja qual você acha mais interessante. Alguns, inclusive, podem até mesmo enviar notificações quando a franquia estiver próxima de acabar ou, ainda, quando a mesma for renovada, de acordo com o seu plano com a operadora atual.

7. Ative a economia de dados do Chrome

Sem dúvida, um dos navegadores mais utilizados nos smartphones é o Chrome. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que ele possui um recurso que ajuda muito a diminuir o consumo de dados, sendo ideal para quem passa muito tempo navegando pela internet sem uma rede Wi-Fi por perto.
Esse recurso de economia pode ser ativado da seguinte forma:
  • Abra o navegador;
  • Vá no ícone referente ao menu, ou seja, aquelas três bolinhas no canto direito superior;
  • Em seguida, vá em “Configurações”, procure por “Economia de dados” e ative essa opção.
Fazendo isso, você vai passar a navegar na internet gastando menos o seu 3G ou 4G, já que o recurso faz com que apenas os dados mais importantes da página sejam carregados.

Considerações finais

Gostou dessas dicas? E você, quais medidas toma para diminuir o consumo de dados em seu smartphone? Conte pra mim nos comentários!

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Melhores Apps para você descobrir músicas: conheça alguns aqui

Se você aprecia uma boa música, ter de recorrer às alternativas tradicionais pode se converter em uma experiência bastante limitada. Afinal de contas, esses serviços tendem a apostar em grandes sucessos, a fim de obter destaque. Felizmente, há excelentes apps para descobrir músicas.
Com eles, você poderá acessar playlists criativas, elaboradas por pessoas que entendem do assunto, em diferentes lugares do mundo. Como nem todas as opções são “mainstream”, as músicas não são reconhecidas pelo grande público. Logo, isso pode ser uma excelente oportunidade de conhecer novas músicas.
Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, 9 serviços que cumprem esse papel, podendo agregar e qualificar ainda mais o seu gosto musical e suas listas de reprodução. Boa leitura!

1. iHeartRadio

O iHeartRadio conta com mais de 2 milhões de usuários no Android. Sua nota média é de 4,6. Na AppStore, esse índice se repete em mais 300 mil avaliações. Conforme sugerido por seu nome, esse app reúne quase 2 mil rádios nas frequências FM e AM.
Além disso, você receber sugestões e favoritar as estações que tocam os estilos musicais de sua preferência. Como se não bastasse, o app não apresenta custo algum, sendo totalmente gratuito.

2. SoundCloud

Esse app conta com cerca de 5 milhões de avaliações entre os usuários do Android e quase 100 mil pelos usuários do iOS. Diferentemente de seus concorrentes, o SoundCloud pode ser considerado como uma espécie de      rede social composta por artistas profissionais e/ou independentes, onde seus trabalhos são postados para que os usuários possam opinar e ouvir.
Com efeito, seu acervo musical dispõe de cerca de 150 milhões de obras. Ademais, ele possui 2 versões distintas: a modalidade paga exclui anúncios e garante acesso a uma maior quantidade de músicas.

3. TuneIn Radio

O TuneIn Radio tem cerca de 2 milhões de avaliações entre os usuários do Android, obtendo uma nota de 4,5. Entre os aplicativos para iOS é o melhor avaliado por cerca de 40 mil pessoas, atingindo a marca de 4,7.
Embora tenha objetivos similares ao iHeartRadio, trata-se de uma opção mais completa, uma vez que proporciona música, talk shows, novidades, esportes e podcasts. O app possui tanto a versão paga quanto a grátis, porém, os usuários do modo gratuito tendem a reclamar da quantidade excessiva de anúncios.

4. Shazam

Sendo avaliado por 4 milhões de usuários da PlayStore, o Shazam obteve a nota média de 4,4. O app é considerado ainda melhor por mais de 600 mil avaliadores do iOS, atingindo a impressionante marca de 4,9.
O Shazam propicia diversos recursos, porém, um dos mais úteis permite identificar as músicas que estão sendo tocadas por meio do microfone de seu smartphone. Dessa forma, você consegue descobrir o nome da música, do artista e, até mesmo, acompanhar a letra. Entre suas demais funcionalidades, destacam-se:
  • Visualizar o que artistas famosos estão descobrindo com o app;
  • Ouvir trechos de músicas (Apple Music) e incluí-los às suas playlists do Spotify;
  • Utilizar o Apple Watch para abrir o Shazam e encontrar as letras, a faixa e o artista da música selecionada;
  • Aproveitar vídeos e letras de músicas do YouTube.

5. SoundHound

Com quase 900 mil avaliações junto a PlayStore, o SoundHound atingiu a nota de 4,6. Sem embargo, entre os avaliadores no sistema iOS, o app chega a 4,9 em mais de 200 mil avaliações.
O aplicativo apresenta vários recursos, podendo ser usado conjuntamente a outros similares, tais como o Spotify, principalmente, para quem deseja acompanhar as canções com as letras.
Ele é capaz de encontrar, de modo bem sensível, as músicas que os usuários apenas cantarolam. Tal fato o coloca um passo adiante, por exemplo, do Shazam, pelo menos, quanto a esse quesito. Vale destacar, ainda, que é um app totalmente gratuito.

6. Palco MP3

Esse app conta, na PlayStore, com mais de 2 milhões de avaliações. Entretanto, devido ao fato de sua nota ser consideravelmente inferior aos seus congêneres (sobretudo, em relação aos dispositivos iOS), nem todos os usuários o conhecem bem.
Por exemplo, suas notas são de 3,3 e 4,2, nos sistemas iOS e Google Play, respectivamente. Não obstante, sua grande vantagem reside no fato de ser gratuito e oferecer várias músicas para download (os artistas detentores dos direitos devem autorizar a realização desse processo).
Desta feita, é frequente que algumas das mais famosas canções só possam ser ouvidas online. O Palco MP3 disponibiliza cerca de 1 milhão de obras tanto para serem baixadas quanto para serem ouvidas.

7. Spotify

O Spotify é, certamente, o aplicativo mais popular de nossa lista. Com efeito, é o mais avaliado tanto AppStore (cerca de 3 milhões) quanto na PlayStore (20 milhões). Ele possui versões paga e gratuita.
Na modalidade grátis, os recursos são consideravelmente limitados e os anúncios são obrigatórios. Adicionalmente, o usuário não tem a opção de fazer downloads ou reproduzir músicas offline.
A versão paga (ou “premium”), que proporciona diversos tipos de planos, possibilita que essas funcionalidades sejam regularmente utilizadas e, também, oferece alguns recursos adicionais, tais como podcasts e playlists variadas.

8. YouTube Music

Com 250 mil avaliações pelos usuários do iOS e 100 mil pelos do Android (notas de 4,7 e 4,0, respectivamente), o YouTube Music é um app derivado de uma das mais famosas plataformas da atualidade.
Todavia, sem fazer uma assinatura, os usuários enfrentam as mesmas limitações do YouTube. Isso significa não poder ouvir suas músicas preferidas com tela desligada ou em segundo plano, evitar anúncios ou fazer downloads para ouvir offline.

9. Audiomack

São mais de 600 mil avaliações no Android e nota de 4,7. Na AppStore, são mais de 400 mil avaliações e nota de 4,9. O público-alvo são os indivíduos que preferem ritmos como a música eletrônica, latina, pop, reggae e hip hop.
O catálogo disponível pode ser baixado, em sua totalidade, de maneira gratuita, apesar de contar com uma modalidade paga que evita os usuários de visualizarem os tão indesejados anúncios.
Mesmo sendo relativamente de fácil operação, o fato de ser totalmente em inglês pode representar um impeditivo para quem deseja encontrar os melhores apps para descobrir músicas.

domingo, 2 de agosto de 2020

Receba Dinheiro Na Hora com o InstaGC

InstaGC paga na hora










Nesse site você pode fazer $1 rapidinho e já sacar para a sua conta do PayPal!


Use o InstaGC! Ele é um excelente site, antigo e honesto, e oferece várias opções para se ganhar dinheiro!

No instaGC você pode ganhar pontos por responder a inquéritos, completar tarefas, download de programas, ouvir música, pesquisar na web, inscrever-se para triagens, visitar sites, assistir a vídeos, e ganhar concursos.

Uma vez que você tiver pontos suficientes, poderá trocá-los por cartões de presente instantâneos ou receber em dinheiro na hora (Paypal).




Ganhando pontos: 1 ponto = $ 0,01




Clicks - visitar sites - a maioria é repetível a cada 24 horas.

AdBistro - assistir a vídeos - 1 ponto por 3 vídeos - ilimitado.

instaGC videos - assistir a vídeos - 1 ponto por 5 vídeos - ilimitado.

Daily surveys - repetíveis cada 24 horas.

Submits - ofertas fáceis que apenas necessitam de e-mail ou primeira página.

Surveys - responda a pesquisas




Outra forma rápida de ganhar pontos extras é utilizando o site InstaCodes.

Este site reúne os códigos promocionais, diariamente, que a InstaGC libera pelo Twitter/Facebook/etc.

Para inserir o código clique em "Redeem", em seguida em "Point booster codes"



Obs: Para confirmar a sua conta, os seus dados do site devem estar iguais aos seus dados cadastrados no Paypal, desde endereço de email, residência, telefone tudo igualzinho acento letras maiúsculas.


www.instagc.com

Ok Google: Aprendas os principais comandos e dicas de como utilizar

Você viu alguém na rua, de repente, do nada, falar pertinho do smartphone “ Ok Google? ”. Deve ter pensado: “Ele pensa que está falando com ...

Mais visitadas